Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Sou Motorista - Salvador Vai de Bike

Respeito em primeiro lugar!

Lembre que ciclista tem preferência e isso é lei. Preste atenção aos ciclistas e pedestres e contribua para um bom trânsito na cidade.

Vá devagar e mantenha a distância

Quando avistar um ciclista reduza a velocidade e mantenha a distancia maior que 1,5m para ultrapassá-lo. Assim você cumpre a lei e mantêm a segurança de todos.

Ocupe o seu espaço

Sempre ocupe metade, ou um pouco menos da metade, da faixa, para conseguir desviar de qualquer possível obstáculo. Lembre que o motorista deve manter a distancia igual ou maior a 1,5 metros.

Não ande na contramão

Andar na contramão atrapalha ciclistas, motoristas e pedestres, colocando a sua vida e a de outras pessoas em risco. A bicicleta é um veículo como outro qualquer e deve manter o fluxo da via, segundo a lei.

Buzinar para que?

Se não precisa não buzine! Além de incomodar a todos, a buzina assusta e atrapalha os ciclistas.

Não feche o ciclista

Lembre que o ciclista é menor que você, então espere por ele para fazer uma conversão ou estacionar, você tem que ceder a passagem segundo a lei.

Tenha paciência!

Caso esteja difícil ultrapassar a bicicleta tenha paciência e espere alguns minutos. Lembre que ameaçar ciclistas é infração gravíssima, colar na traseira deles ou empurrá-los contra o passeio é infração grave.

Vai sair do carro? Olhe o retrovisor

Sempre que for sair do carro olhe o retrovisor para ver se algum ciclista está vindo, abrir a porta do carro sem olhar pode machucar alguém que esteja passando na hora.

Evite vidros escuros

A comunicação visual com o ciclista é essencial para que não haja acidentes, evite vidros muito escuros e mantenha essa comunicação ativa para evitar acidentes

Se comunique!

Sinalize as suas ações e garanta que todos no transito estão sabendo do que vai acontecer.