Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Sou Motorista - Salvador Vai de Bike

Respeito em primeiro lugar!

 

Lembre que ciclista tem preferência e isso é lei. Preste atenção aos ciclistas e pedestres e contribua para um bom trânsito na cidade.

Vá devagar e mantenha a distância

 

Quando avistar um ciclista reduza a velocidade e mantenha a distancia maior que 1,5m para ultrapassá-lo. Assim você cumpre a lei e mantêm a segurança de todos.

 

Ocupe o seu espaço

 

Sempre ocupe metade, ou um pouco menos da metade, da faixa, para conseguir desviar de qualquer possível obstáculo. Lembre que o motorista deve manter a distancia igual ou maior a 1,5 metros.

 

 

 

Não ande na contramão

 

Andar na contramão atrapalha ciclistas, motoristas e pedestres, colocando a sua vida e a de outras pessoas em risco. A bicicleta é um veículo como outro qualquer e deve manter o fluxo da via, segundo a lei.

 Buzinar para que? 

 

Se não precisa não buzine! Além de incomodar a todos, a buzina assusta e atrapalha os ciclistas.

 

 

  

 

 

 Não feche o ciclista

 

Lembre que o ciclista é menor que você, então espere por ele para fazer uma conversão ou estacionar, você tem que ceder a passagem segundo a lei. 

Tenha paciência!

 

Caso esteja difícil ultrapassar a bicicleta tenha paciência e espere alguns minutos. Lembre que ameaçar ciclistas é infração gravíssima, colar na traseira deles ou empurrá-los contra o passeio é infração grave.

 

 

Vai sair do carro? Olhe o retrovisor

 

Sempre que for sair do carro olhe o retrovisor para ver se algum ciclista está vindo, abrir a porta do carro sem olhar pode machucar alguém que esteja passando na hora.

 

Evite vidros escuros

 

A comunicação visual com o ciclista é essencial para que não haja acidentes, evite vidros muito escuros e mantenha essa comunicação ativa para evitar acidentes

 

 

 Se comunique!

 

Sinalize as suas ações e garanta que todos no transito estão sabendo do que vai acontecer.