Bike Salvador Vai de Bike - Prefeitura Municipal do Salvador Sou Ciclista - Salvador Vai de Bike

Se comunique!

Enquanto estiver na bicicleta mantenha contato visual com os motoristas, utilizando a mão para sinalizar qualquer ação.

Saiba aonde vai

Procure ir por ruas pouco movimentadas e que você conhece, caso precise passar por uma avenida redobre a atenção. Em um dia sem compromissos conheça o seu caminho com calma, podendo assim torná-lo parte da sua rotina.

Ocupe o seu espaço

Sempre ocupe metade, ou um pouco menos da metade, da faixa, para conseguir desviar de qualquer possível obstáculo. Lembre que o motorista deve manter a distancia igual ou maior a 1,5 metros.

A bike é um veículo

Você também faz parte do transito, não queria competir com carros, basta ser prudente e tentar antecipar-se as reações dos demais.

Calçada e faixa é local de pedestre

Evite andar na calçada, caso não possa andar pela rua dê total preferência ao pedestre ou siga desmontado, lembre-se que andar perigosamente na calçada acarreta na apreensão da bicicleta. Se for atravessar em uma faixa de pedestre vá desmontado.

Apareça!

Motoristas não têm uma visibilidade da rua tão ampla quanto você, além de estarem dirigindo veículos maiores e mais rápidos. Para não causar acidentes utilizar luzes e refletivos.

Quando posso passar pelos corredores?

Você só pode passar pelos corredores com sua bike se os carros estiverem totalmente parados, caso estejam se movimentando você deve aguardar atrás deles.

Conheça e cuide de sua bike

Acidentes podem ser evitados se a manutenção correta de nossa bicicleta for feita.

Entenda

Ciclovia é separada dos carros e não é local para pedestre. Ciclofaixa é uma faixa de rolamento exclusiva para ciclistas.

Use os acessórios

Buzina, espelho e sinalização (na frente, atrás, nas laterais e nos pedais) é obrigatória. Os fabricantes de bicicletas devem vendê-las já com os acessórios.

Lembre-se

O órgão de transito tem obrigação de garantir a sua segurança.

Vá com calma.

É preciso conhecer o caminho, o transito e a você mesmo para saber até aonde ir com a bicicleta, afinal é um exercício físico.

Bicicletas em fila

Não deixe de andar em fila única com outras bicicletas, caso contrário é infração média.

Cuidado, porta abrindo

Redobre a atenção caso tenha muitos carros estacionados, motoristas podem abrir a porta dos veículos sem atenção.